
Neste último mês de setembro de 2020, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as queimadas na região do pantanal atingiram o recorde, com aproximadamente 18 mil focos de incêndio e vem aumentando gradativamente e tem sido bastante significativo nos últimos anos principalmente em 2020.
As Queimadas estão ocorrendo neste ano de 2020 e destruíram já cerca de 3,5 milhões de hectares na região, o que corresponde em base de 15 % do nosso bioma, durante este ano o aumento é assustador: mais de 60,8% de queimadas durante nove meses seguidos.
O nosso bioma é riquíssimo em milhares de espécies de vegetação de animais e no pantanal uma das fontes de sustentabilidade mais popular de pantanal é através do turismo e da agricultura.
( Foto: Jovem Pan – Reproducão Twitter )
A ministra da Agricultura Tereza Cristina, fala que o agricultor do Pantanal está tendo vários prejuízos com as queimadas que atingem a região e defendeu o destino de mais recursos para o combate e prevenção a esses incêndios.
A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) do Mato Grosso vem investigando quem poderia ser os possíveis responsáveis pelos vários focos de incêndio no Pantanal, segundo o governo do estado foram já realizadas 5 pericias feitas pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) nisso eles apontaram que as ações humanas vem causando originalmente este transtorno a natureza na região, A suspeita é que os produtores rurais tenham colocado fogo na vegetação para a transformação de área em pastagem.
A grande expectativa da população é a chegada das chuvas em meados de outubro, pois é a partir deste momento que virá a melhora, no entanto o Pantanal continua passando por “condições de extrema seca e excepcional” ocasionado principalmente na região norte do bioma, segundo o Cemaden. De julho a setembro, mais de 80% das áreas agro produtivas dos municípios de Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço foram afetados pela seca.
NOVIDADE!Participe do nosso CANAL no TELEGRAM ou do nosso GRUPO de Whatsapp e receba notícias em primeira mão!