Após ação do Governo Federal, energia começa a ser restabelecida no Amapá

O Ministério de Minas e Energia informou neste sábado (7), que conseguiu conectar a rede do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN), após ação do Governo Federal, o fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido no Amapá na madrugada de hoje.

Estado vive crise no fornecimento de energia desde terça (3), quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado, que alimenta 13 das 16 cidades do Amapá. Na ocasião, cerca de 90% dos moradores da região ficaram sem energia elétrica.

Na sexta-feira, Domingos Andreatta, secretário adjunto de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), disse durante coletiva de imprensa, que o transformador iniciou à noite o teste para energização. Se o processo desse certo, o órgão garantia energia para quase 70% do estado ainda neste sábado.

“A gente estava acompanhando todas a ações para que a gente conseguisse retornar com o transformador, que tá disponível na subestação para que ele possa ser energizado entre hoje e amanhã […]. A expectativa é que a gente consiga atender, com a energização e [a hidrelétrica] Coaracy Nunes, em torno de 60% a 70% da carga”,informou.

Avalie post