BCE aumenta taxa de juros pela 1ª vez desde a década passada

Nesta 5ª feira (21), o Banco Central Europeu, elevou as taxas de juros pela 1ª vez desde 2011. A alta, de 0,50 ponto percentual (pp), levou a taxa a zero, tudo isso é um esforço para conter a inflação recorde na zona do euro.

A taxa sobre seus leilões semanais e diários também foram elevadas em 0,50 ponto, para 0,50% e 0,75%, respectivamente. Ainda existe previsões de novos aumentos em suas três taxas.

“Nas próximas reuniões do Conselho, uma maior normalização das taxas de juros será apropriada”, disse o BCE. “A antecipação hoje da saída dos juros negativos permite que o Conselho faça uma transição para uma abordagem reunião por reunião em relação às decisões sobre as taxas de juros”, informou o banco.

Em uma tentativa de amortecer o impacto do aumento dos custos de empréstimo, o BCE também revelou uma nova ferramenta, o Instrumento de Proteção de Transmissão (TPI).

Assim permitirá que o banco compre títulos quando tiver sinais de fragmentação financeira – uma divergência injustificada nos custos de empréstimo entre os 19 países da zona do euro.

O Banco Central Europeu disse ainda, que as escalas de compras de Instrumento de Proteção de Transmissão dependem da gravidade dos riscos enfrentados pela transmissão da política monetária. As compras não são restritas ex ante [antes do fato].

Imagem: (Revista oeste)

LEIA MAIS: 

Bolsonaro se encontra com irmão de petista morto e se desculpa por declaração

AUXÍLIO BRASIL: Beneficiários com NIS final 4 recebem hoje

Sem a presença de Lula, PT lança candidatura à presidência

Novo Cartão do Auxílio Brasil já está sendo entregue para as famílias cadastradas. Veja qual grupo receberá!

Atenção beneficiários do Auxilio Brasil com NIS final 3, hoje é dia de recebimento

 

5/5 - (1 vote)