Cuba comprará dólares na taxa informal para captar moeda estrangeira

A partir desta quinta-feira, 04, o Banco Central de Cuba (BCC) informou os bancos e casas de câmbio começarão a comprar dólar ao preço de 120 pesos cubanos, taxa semelhante à do mercado informal, uma medida destinada para captar divisas.

No programa de TV “Mesa Redonda” da estatal cubana, a presidente do banco, Marta Sabina Wilson disse:  “Consideramos que a taxa de 120 pesos cubanos por dólar, moeda usada como base para estabelecer a taxa de câmbio para o restante das moedas, é a taxa que consideramos que terá mais expectativa”.

No ano de 2021 Cuba realizou uma grande reforma financeira que acabou fixando o dólar em 24 pesos cubanos, porém após quatro meses acabou suspendendo a venda da moeda norte-americana à população por falta de liquidez. Somente as instituições financeiras poderão comprar dólar no país. Em breve, a população também poderá comprar dólares.

“A taxa de 120 pesos por dólar não é de equilíbrio, é apenas para a compra. Quando começarmos a vender, será definida uma taxa de câmbio mais equilibrada. A nova paridade será dirigida à população em geral e aos turistas “, afirmou Sabina.

Com isso, permanecerão em vigor duas taxas de câmbio em Cuba.

O ministro da Economia cubana, Alejandro Gil, disse que a paridade oficial, de 24 pesos, continuará em vigor para transações internas da economia cubana. “Esse passo não tem impacto algum no funcionamento do setor empresarial. O câmbio oficial será mantido para as empresas mistas, estatais e outras operações financeiras”, explicou Gil.

(imagem: sputnik brasil)

LEIA MAIS : Tribunal de Justiça do RS anula condenação dos réus da Boate Kiss

Câmara acaba com “mamata” de saídas temporárias de presos

Conheça os inquéritos que ameaçam a prisão de Bolsonaro

Ministro da Economia da Argentina anuncia pacote de medidas para tentar salvar o país

Atriz É Cortada Da Globo Por Ser “Conservadora, De Direita E Apoiadora Do Presidente Jair Bolsonaro”

Avalie post