EUA reafirma o compromisso de desnuclearizar Coreia do Norte

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, e o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, Kim Jin-pyo, prometeram na quinta-feira (4) apoiar a campanha de desnuclearização da Coreia do Norte.

“Ambos os lados expressaram preocupação com a terrível situação da crescente ameaça da Coreia do Norte”, disseram em um comunicado conjunto após reunião em Seul.

“Concordamos em apoiar os esforços dos dois governos para alcançar a desnuclearização prática e a paz por meio da cooperação internacional e do diálogo diplomático, com base na dissuasão forte e estendida contra a Coreia do Norte.”

A presidente da Câmara dos Deputados norte-americana chegou à Coreia do Sul na noite da última quarta-feira (03), após uma breve parada em Taiwan, o que causou uma grande irritação na China.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, não se encontrou com Pelosi devido às férias programadas para esta semana, mas falou por telefone com a presidente do parlamento norte-americano. Suk-yeol garantiu que vai cooperar com o Congresso dos EUA pela desmilitarização dos norte-coreanos.

Alguns veículos de imprensa sul-coreana disseram que o presidente sul-coreano, poderia ter arrumado uma desculpa para não se encontrar com Pelosi para minimizar a irritação chinesa após a visita da deputada a Taiwan, mas isso não foi confirmado oficialmente pela assessoria do presidente.

(imagem: agência brasil)

LEIA MAIS:

Bolsonaro não ia, mas agora vai participar de entrevista no JN

Delegados de Polícia fazem manifesto em defesa da democracia

Eduardo Cunha volta a política com patrimônio declarado 8,5 vezes maior que 2014

Anitta diverge do PT e apoia Molon para o Senado no Rio de Janeiro

Caixa informa que Auxílio Gás será de R$ 110 em agosto

Avalie post