Moscou tem que retirar tropas antes de qualquer diálogo, afirma Ucrânia

Um comentário feito pelo ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder, não caiu muito bem aos ouvidos das autoridades ucranianas na quarta-feira, 03.

“A boa notícia é que o Kremlin quer uma solução negociada. Um primeiro sucesso é o acordo pelos grãos, talvez isso possa ser lentamente expandido até um cessar-fogo” disse Schroeder à revista Stern e à rede RTL/ntv.

Desde o dia 24 de fevereiro, quando iniciou a guerra, o primeiro navio a zarpar foi na quarta-feira, em direção ao Líbano.

Algumas pessoas afirmam que Schroeder é um amigo do presidente russo, Vladimir Putin, e cada vez mais criticado na Alemanha por sua postura favorável à Rússia.

O assessor presidencial da Ucrânia Mykhailo Podolyak, disse que Schroeder parece ser uma “voz da corte real russa”, e deixou muito claro que o acordo para os grãos não levaria a negociações.

Em sua rede social o Twitter Mykhailo postou: “Se Moscou quiser diálogo, a bola está na quadra deles. Primeiro, um cessar-fogo e a retirada das tropas, depois, diálogo construtivo”.

Já o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também escreveu em sua rede social sobre o assunto.

“Nós ouvimos e vemos essa ‘prontidão’ todos os dias: ataques de artilharia, terror de mísseis contra civis, crimes e atrocidades em massa. A Rússia permanece focada na guerra, todo o resto é apenas cortina de fumaça”, postou Dmytro no Twitter.

O acordo para que o navio zarpasse carregado de grãos ao Líbano, apenas aconteceu devido a mediação das Organizações das Nações Unidas (ONU) e a Turquia. Mas o presidente da Ucrânia Volodymr Zelenskiy, minimizou a importância desse acordo, afirmando que o envio de grãos foi apenas uma fração (26.527 toneladas de milho) da safra que Kiev precisa vender para ajudar a salvar sua economia.

(imagem: jovem pan)

LEIA MAIS:

Presidente sanciona lei que libera consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Tribunal de Justiça do RS anula condenação dos réus da Boate Kiss

Câmara acaba com “mamata” de saídas temporárias de presos

Bolsonaro indica os desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues para o STJ

Caixa informa que Auxílio Gás será de R$ 110 em agosto

Avalie post