Nova York declara estado de emergência por conta da varíola dos macacos

 

 

O surto da varíola dos macacos está incomodando as autoridades do mundo todo, a governadora do estado de Nova York, nos Estados Unidos, Kathy Hochul, declarou estado de emergência por conta da disseminação da doença.

“Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos”, escreveu no Twitter Hochul.

De acordo com a própria governadora, um em cada quatro casos da doença no país estão em Nova York, que também registra um grande impacto nos grupos de risco.

No último dia 23 de julho, a OMS ativou seu nível máximo de alerta, pois até o último dia 21 de julho, o diretor-geral, Tedros Adhanom, anunciou que são mais de 14 mil notificações recebidas vindas de 71 nações por causa da varíola dos macacos.

“Continuo preocupado com o número de casos, em um número crescente de países”, disse Adhanom.

Na semana passada o Brasil e Espanha registraram as primeiras mortes em decorrência da varíola dos macacos fora do continente africano.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra, até o último dia 28 de julho, 978 casos confirmados da varíola dos macacos. Os casos estão concentrados nos estados de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e no Distrito Federal (15).

imagem: ( Sputinik Brasil )

LEIA MAIS:

Grupo da Anatel aprova projeto-piloto para levar internet a 181 escolas

Governo libera mais de R$ 10 bi em MP para auxílios a taxistas e caminhoneiros

Kim Jong-Un avisa que Coreia do Norte está preparada papa mobilizar arsenal nuclear

Bolsonaro reduz a diferença para Lula entre os mais pobres, aponta pesquisa

MS confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Avalie post