Pequim cancela cooperação com EUA

A visita da presidente da Câmara dos deputados norte-americana Nancy Pelosi, a Taiwan, não caiu muito bem aos olhos chineses e com isso o país asiático tomou uma decisão na sexta-feira, 05, encerrando uma série de cooperações entre os países.

A China não gostou da visita em Taiwan e protestou como costuma tradicionalmente fazer contra o fato de a província autogovernada manter contatos com governos estrangeiros, mas a reação à visita de Pelosi atingiu níveis sem precedentes, inclusive com o corte nas relações em uma série de áreas consideradas de grande importância.

Ao todo, foram cerca de oito contramedidas anunciadas pela China, incluindo o cancelamento de três mecanismos formais de diálogo militar marítima, suspendendo o contato direto entre comandantes regionais dos EUA e da China e os chefes do departamento de defesa, ainda segundo informações, estão suspensas as cooperações para a devolução de imigrantes ilegais, as investigações criminais, crimes transnacionais, assim como ações conjuntas contra as drogas.

Outras ações tiveram início com uma série de exercícios militares realizados em seis pontos da costa taiwanesa, que devem prosseguir até este domingo. A Defesa de Taiwan afirmou que mísseis chegaram a ser lançados por sobre a ilha.

Com esse imbróglio entre Pequim e Washington, atingiu o nível é o mais baixo dos últimos anos, esse e outros acordos estão ameaçados.

A China acusa o presidente dos EUA de atacar sua soberania, embora o presidente não ter autoridade sobre a viagem do presidente do Legislativo norte-americano. Pelosi continua suas andanças pela Ásia e sua última parada é Tóquio e a presidente do parlamento dos EUA, afirmou que a China não conseguirá isolar Taiwan. Segundo ela, Pequim não tem autoridade nenhuma para diA China acusa o presidente dos EUA de atacar sua soberania, embora o presidente não ter autoridade sobre a viagem do presidente do Legislativo norte-americanoar quem pode visitar a Taiwan.

“O governo chinês não faz nossa programação de viagem”, afirmou.

(imagem: pequim)

LEIA MAIS:

Brasil lidera ranking mundial de juros reais

EUROPA: Tecnologia de ponta ajudaria a enfrentar crise aérea mundial

Anistia Internacional acusa Ucrânia de colocar tropas em áreas povoadas e irrita Zelensky

EUA reafirma o compromisso de desnuclearizar Coreia do Norte

Moscou tem que retirar tropas antes de qualquer diálogo, afirma Ucrânia

Avalie post