Rússia suspende fornecimento de gás à Letônia

 

Neste sábado, 30, a empresa russa Gazprom, afirmou ter cortado o fornecimento de gás à Letônia, informando também que a paralização do fornecimento se deu pelo país ter violado as condições de abastecimento.

No meio da semana mais precisamente a três dias, a gigante russa diminuiu e muito o fornecimento de gás à União Europeia através do gasoduto Nord Stream.

“Hoje a Gazprom suspendeu suas entregas de gás à Letônia (…) em razão da violação das condições da provisão de gás”, indicou a a Gazprom em um comunicado divulgado no Telegram.

A Letônia é o 6º país penalizado pelos russos por se recusar a fazer o pagamento do produto na moeda russa. A empresa de energia letã Latvijas Gaze disse que paga pelo gás russo em euros e não em rublos, como exige o presidente Vladimir Putin.

No mês de março, Putin afirmou que os países considerados hostis a Moscou teriam que pagar em rublos pelo gás. A Rússia já havia cortado o fornecimento de gás à Polônia, Bulgária, Finlândia, Holanda e Dinamarca, por se recusarem a cumprir as exigências de pagamentos em rublos.

Desde o dia 1º de Abril deste ano, os países bálticos pararam de importar gás russo, de acordo com a empresa de estocagem letã Conexus Baltic Grid. No entanto, a operadora Latvijas Gaze indicou ter retomado a compra do produto originário da Rússia, sem precisar seus fornecedores e garantindo que o pagamento é feito em euros.

A empresa Conexua, informou dados oficiais sobre o fluxo do gás russo por meio do gasoduto letão aumentaram desde o último dia 21 de julho, antes de sofrer um corte brusco ontem (29).

Países da UE alcançaram um acordo no último dia 26 de julho, para tentar prevenir um risco de escassez de gás o objetivo é reduzir o consumo de gás em 15% entre agosto deste ano e agosto de 2023.

No total, 45% do gás usado na União Europeia vem da Rússia, e diversos países são extremamente dependentes deste fornecimento, principalmente os países do leste europeu.

imagens: ( istoé)

LEIA MAIS:

Receita Federal paga hoje restituições do terceiro lote de restituição do IRPF

MS confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Entenda como funcionará o Auxílio de R$720 prometido por Bolsonaro em agosto

Receita Federal paga hoje restituições do terceiro lote de restituição do IRPF

Concurso IBGE abre inscrições para contratações temporárias para mais de 398 vagas

Avalie post