Sem mencionar o fracasso do PT, Lula diz que eleição fortaleceu a esquerda

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Twitter bancar o analista político após a realização do primeiro turno das eleições municipais. Nesta segunda-feira, 16, o petista ignorou derrotas humilhantes de seu partido e afirmou que o espectro político defendido por ele se engrandeceu.

Para Lula, o desfecho da apuração feita Brasil afora resultou em “fortalecimento da esquerda”. O ex-presidente ignorou, no entanto, o fato de em Porto Velho (RO), por exemplo, candidatos da esquerda irem mal. Juntos, eles não chegaram a 5% dos votos válidos. Em Cuiabá (MT), o candidato petista teve 3%. Na capital do Acre, Rio Branco, o PT foi derrotado já em primeiro turno. Cidade da região metropolitana de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, Mairiporã elegeu o tucano Aladim, enquanto a candidata do Partido dos Trabalhadores teve menos de mil votos.

Culpa da pandemia?
Sem mencionar o fracasso do PT no primeiro turno em boa parte do país, Lula ainda sugeriu que a culpa para o insucesso da legenda pode ter sido da covid-19. “Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o PT esteve nas ruas dialogando com o povo e debatendo um projeto de sociedade mais humana e menos desigual”, afirmou o ex-presidente por meio de seu perfil no Twitter.

Ataque a Bolsonaro
Ainda pela rede social, Lula tentou colocar o atual presidente da República como protagonista de resultados adversos na eleição. “A extrema direita de Bolsonaro foi a grande derrotada nessas eleições”, afirmou o líder petista.

Avalie post