O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) na quarta-feira, 3, anulou o julgamento que condenou os réus do caso do incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas em Santa Maria-RS. A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, foi quem julgou os recursos da defesa. Os advogados de defesa afirmaram que os condenados não tiveram um julgamento justo e que o júri teve falhas. Portanto, quatro réus condenados de 18 a 22 anos pela tragédia devem ser soltos.
Por dois votos a um, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, acolheu parte das apelações e decidiu anular o júri. Sendo assim, os sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o roadie do grupo musical, Luciano Bonilha eles devem participar de um novo julgamento.
Veja como eram as penas:
Elissandro Callegaro Spohr: 22 anos e 6 meses de reclusão
Mauro Londero Hoffmann: 19 anos e 6 meses de reclusão
Marcelo de Jesus dos Santos: 18 anos de reclusão
Luciano Bonilha Leão: 18 anos de reclusão
RELEMBRE A TRAGÉDIA
Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio na Boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, resultou na morte de 242 pessoas e feriu 636. No local acontecia a festa universitária.
O fogo teve início após um dos integrantes da Banda Gurizada Fandangueira ascender “sputnik”, um sinalizador para uso em ambiente externo que solta faíscas brilhantes, onde as fagulhas atingiram o teto, que era revestido de espuma.
A queima da espuma também liberou gases tóxicos, como o cianeto, o que é letal. A fumaça tóxica matou, por sufocamento, a maior parte das vítimas na tragédia. O local não tinha saídas de emergências adequadas e os extintores de incêndio eram insuficientes e estavam vencidos.
(imagem: hugogloss)
LEIA MAIS:
Barroso prorroga inquérito por 60 dias sobre conduta de Bolsonaro na pandemia
Bolsonaro indica os desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues para o STJ
Bolsonaro tem leve melhora, aponta pesquisa Genial/Quaest
Bolsonaro grava vídeo pedindo doações para campanha eleitoral
Bolsonaro indica juízes para o Superior Tribunal de Justiça